Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mulheres são as que mais buscam o serviço da Defensoria Pública em Novo Hamburgo

Publicação:

mulheres nh OK
Mulheres DPR/NH - Foto: Eduarda Araújo - Ascom DPE/RS
Por Nicole Borges de Carvalho - Ascom DPE/RS

Novo Hamburgo (RS) – O fato é curioso pela expressiva diferença. Segundo dados do Portal da Defensoria Pública, sistema de controle e monitoramento de informações da Instituição, são as mulheres que mais buscam os serviços da Defensoria Pública em Novo Hamburgo. No período de 15 de julho a 10 de setembro, foram realizados 124 agendamentos de iniciais (primeiro passo para um processo judicial) e, destes, 72,5% eram oriundos de demandas de mulheres e apenas 27,5% de homens. O levantamento também mostrou a média de idade destes assistidos: 37,5 anos para as mulheres e 39,6 anos para homens.
 
O defensor público diretor regional da Defensoria Pública Regional de Novo Hamburgo, Jaderson Paluchowski, acredita que este fato se deve ao maior interesse em resoluções de conflitos e a busca pelos direitos que parte das mulheres. “A realidade dos atendimentos confirma que a pandemia atinge de forma significativa os grupos mais vulneráveis da sociedade. Isso se percebe pelo aumento da necessidade de mulheres e crianças buscarem a Defensoria Pública para efetivar direitos básicos, como a cobrança de alimentos e acesso a tratamentos de saúde”, avaliou o defensor.
 
Demanda em alta durante a pandemia
 
Ainda segundo os dados do Portal, mesmo diante da pandemia, o número de ligações atendidas tanto para simples orientação jurídica quanto para atendimento específico e agendamentos na Defensoria Pública de Novo Hamburgo aumentou. De junho a agosto, subiu 21,6%, sendo em junho registradas 1.651 ligações e, agosto, 2.008. Isso representa uma média diária de ligações recebidas em junho de 82,55; em julho, de 71,39 e, em agosto, de 95,62. Os principais tipos de serviços realizados neste período envolveram pedidos de pensão alimentícia, divórcio, medicamentos e internações.
 
Atualmente, os atendimentos na Defensoria Pública Regional de Novo Hamburgo estão ocorrendo via contato telefônico, evitando aglomerações e sem a necessidade de o(a) assistido(a) sair de casa. Confira abaixo os contatos da unidade:
 
Defensoria Pública de Novo Hamburgo
 
Horários de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h
 
Telefones: (51) 3525-4269, (51) 3581-5426 e (51) 3593-2892 e (51) 3556-1519 (Defensoria VEC)

 

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul