Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Moderna e com acessibilidade universal, nova sede da Defensoria Pública em Osório é entregue à comunidade

Publicação:

20171207174323img_9813_alt.jpg
Desenlace da fita marcou à entrega da nova sede da Defensoria Pública de Osório - Foto: Vinicius Flores/AscomDPERS

Osório (RS) – A cidade de Osório, no litoral Norte do Rio Grande do Sul, ganhou, nesta quinta-feira, 7, uma sede exclusiva da Defensoria Pública localizada na Rua Jorge Dariva, 1671, Centro – a três (3) quadras do Fórum. A solenidade de inauguração contou com as presenças de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de Defensores Públicos e lideranças da comunidade osoriense.

Em sua fala, o Defensor Público-Geral, Cristiano Vieira Heerdt, parabenizou o trabalho dos servidores da Defensoria para a concretização da nova sede, hoje, entregue à população. “Este é um espaço de cidadania, de diálogo e do estreitamento das relações da Instituição para com seu público-alvo”. Para Heerdt, a nova sede, moderna e acessível, contribui para a Defensoria cumprir com sua missão de estar cara a cara com a população, encaminhando suas demandas ao Judiciário quando necessário e, prioritariamente, fazendo a resolução extrajudicial de conflitos.

O Defensor Fábio Luís Mariani de Souza, falando em nome da Defensoria de Osório, destacou a evolução da Instituição desde a sua implementação em 1994, crescendo ano após ano e conquistando a credibilidade da sociedade gaúcha e dos demais órgãos do Estado Democrático de Direito. Segundo Fábio, a unidade exclusiva deve ser comemorada pois, acima de tudo, proporciona o mínimo de dignidade às pessoas mais vulneráveis social e economicamente. Ele enumerou ainda as melhorias como acessibilidade universal, privacidade nos atendimentos, sala para reuniões e estudo, banheiros adaptados e sala de espera ampla e climatizada.

Para a Presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado, Juliana Coelho de Lavigne, o espaço vai viabilizar um atendimento à comunidade mais digno e adequado pelos Defensores Públicos e servidores. Conforme Juliana, diante das desigualdades latentes do país, cada vez mais se faz necessário o fortalecimento da Defensoria Pública para que seja efetivado o acesso à justiça de modo integral e gratuito às parcelas mais pobres de gaúchos e brasileiros.

Já o Prefeito Municipal de Osório, Eduardo Aluisio Cardoso Abrahão, lembrou da atuação de seu pai, o Defensor Público Jorge Odilon Abrahão (já falecido), em prol da população humilde na cidade e fazendo júris pelo Estado. De acordo com Abrahão, a nova sede vai qualificar ainda mais o atendimento realizado aos osorienses, bem como afirmou ser satisfatório ver a evolução das instituições públicas, especialmente a da Defensoria pelo papel que desempenha na vida das pessoas necessitadas e demandantes de estruturas e serviços públicos de qualidade.

Veja mais fotos do evento clicando aqui.

Presenças

Também prestigiaram o ato, o Juiz Diretor do Fórum, Magistrado Juliano Pereira Breda; a Diretora de Promotoria de Justiça, Promotora Cristiane Della Méa Corrales; representante da Presidência do Poder Legislativo de Osório, Vereador Roger Caputi, Subdefensora Pública-Geral para Assuntos Institucionais, Cassandra Sibemberg Halpern; Defensora Pública-Assessora Administrativa, Melissa Torres Silveira; os Defensores Públicos Irvan Antunes Vieira Filho (Diretor Regional de Osório), Marcelo Mósena (Subdiretor Regional de Osório), Rodrigo Simon, Bibiana Spode, Clóvis Adão Pizzamiglio Bozza Neto, Maína Ribeiro Pech e Sandro Santos da Silva; a Procuradora do Estado, Fernanda Cristina Lolatto; o Delegado Regional de Polícia, Heraldo Guerreiro; o representante da OAB/RS, Nestor Pires dos Santos; o Diretor-Geral da Defensoria Pública, Viro José Zimmermann; o Diretor da Penitenciária Modulada Estadual de Osório, Adilson Eziel Machado Lima; Promotores de Justiça; Vereadores; pela Reitoria do Centro Universitário UNICNEC de Osório, Marcelo Santos; servidores e estagiários da Defensoria e Conselheiros Tutelares.

 

Texto: Vinicius Flores
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social

 

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul