Mês da Mulher, na Defensoria Pública, será celebrado com diversas atividades
Publicação:
Porto Alegre (RS) – Celebrado mundialmente em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher foi transformado em Mês da Mulher na Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS). De 1º a 31 de março, diferentes ações foram programadas com o objetivo de conscientizar sobre a igualdade de direitos e a importância do debate em torno do tema.
A primeira ação será a iluminação do prédio-sede da DPE/RS. Durante todo o mês, o edifício ficará iluminado na cor lilás, em alusão ao Mês da Mulher.
Já no dia 8, das 10h às 13h, será realizado um mutirão no Parque Farroupilha (Redenção), junto ao Monumento do Expedicionário. A ação tem como objetivo ampliar o atendimento aos cidadãos vulneráveis, neste caso, com especial atenção às mulheres, evitando que deixem de buscar a assistência jurídica integral e gratuita em razão da distância ou da falta de condições econômicas para o deslocamento. Com sua unidade móvel, a Defensoria Pública do Estado estará presente no local para tirar dúvidas e orientar a população a respeito dos seus direitos. No mesmo dia, outras instituições também estarão na Redenção, atendendo e orientando as mulheres.
No dia 16 de março, pela manhã, será realizada a palestra “Violência contra a mulher: vamos falar sobre isso?”, no Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef) da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase/RS). A iniciativa foi uma parceria entre a defensora pública que atua no Casef, Paula Simões, e a equipe de atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar do Foro Central. O público-alvo serão as meninas internadas. Entre os assuntos abordados estão os tipos de violência; práticas abusivas e seu combate; relações de gênero; e planos de ação. Os palestrantes serão a defensora pública Elisa Stoduto, Malvina Martins, Rayane Souza e o técnico-administrativo da DPE/RS Veyzon Muniz.
Para finalizar, a Defensoria Pública ainda promoverá, para o público interno, o evento “Múltiplas Mulheres”. A atividade acontecerá no dia 27, com o objetivo de acolher o público feminino da instituição em rodas de conversa e palestras. O foco será o autocuidado e a qualidade de vida, com vistas a um atendimento ainda mais qualificado e a uma convivência integral e harmoniosa entre colegas. Na ocasião, também será lançada a cartilha “Direitos das Gestantes”.
Confira abaixo a programação do mês:
3 a 31 de março
Iluminação do prédio-sede na cor lilás.
8 de março, das 10h às 13h
Mutirão de orientação jurídica e educação em direitos, alusivo ao Dia Internacional da Mulher.
Local: Parque Farroupilha (Redenção)
16 de março, pela manhã
Palestra “Violência contra a mulher: vamos falar sobre isso?”.
Local: Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef) da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase/RS).
27 de março
Evento “Múltiplas Mulheres”, voltado ao público interno da DPE/RS.
Confira neste link a programação interinstitucional do Mês da Mulher.