Mais de 10 mil atendimentos são registrados na Central Cidadania do Shopping Total, que contou com participação da DPE/RS
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Porto Alegre (RS) – Finalizada no último domingo (23), a Central Cidadania instalada no Shopping Total registrou 10.148 atendimentos. Contando com a participação de 34 instituições, entre elas a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), o mutirão iniciou no dia 17 e ofereceu emissão de documentos e orientações jurídicas gratuitas, beneficiando especialmente os atingidos pela enchente, que perderam seus itens com a invasão da água.
No total, 4.814 pessoas foram atendidas pelo mutirão, sendo mais de 400 pela DPE/RS.
Os serviços mais procurados incluíram a emissão da segunda via da carteira de identidade, certidões de nascimento e casamento, assistência jurídica e auxílio no cadastro para benefícios sociais, como o CadÚnico. A ideia era que o cidadão, em um único local, conseguisse ser atendido em diversas demandas que ele possuía.
O objetivo é que a iniciativa se repita em outros municípios, embora as datas e locais ainda não tenham sido definidos.