Inauguração do Caps AD III Restinga/Extremo Sul é prestigiada por defensores públicos da região
Publicação:

Porto Alegre (RS) – No dia 14 foi inaugurado o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas tipo III (Caps AD) Restinga/Extremo Sul, em Porto Alegre. Os defensores públicos com atuação no Foro Regional da Restinga, Telmo Mendes Sandrini e Josane de Almeida Heerdt, acompanhados de integrantes da equipe, prestigiaram o evento. De acordo com eles, este novo Caps vai auxiliar na implementação de um trabalho em rede, o que vai reduzir significativamente a necessidade de internações compulsórias.
Contando com 12 leitos, o Caps é uma antiga reivindicação da comunidade. Segundo a Prefeitura Municipal, a unidade será administrada pelo Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSaúde), credenciado através de edital de chamamento público. O Caps vai atender pessoas com problemas de saúde mental e que fazem uso de álcool e drogas. Estes pacientes são acompanhados por equipe multidisciplinar, incluindo psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e educador físico. No local, haverá oficinas, grupos terapêuticos e acompanhamento diário, das 8h às 20h, para pessoas com problemas de consumo excessivo de álcool e drogas. Para os casos de necessidade de permanência noturna, estão disponíveis 12 camas. “Este é um oásis no meio de tanta dificuldade. Um lugar bonito, novo e agradável, que recebe as pessoas com energia positiva, e isso faz muita diferença”, enfatizou a defensora pública Josane.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior; do secretário municipal da saúde, Pablo Sturmer; de representantes da Câmara Municipal de Porto Alegre; do diretor-geral do Hospital Restinga-Extremo Sul, Paulo Scolari; entre outras autoridades e representantes da comunidade.
O Caps AD III Restinga/Extremo Sul fica na Rua João Antônio da Silveira, 440, Restinga, Porto Alegre/RS.