Inauguração: Defensoria Pública conquista maior espaço para atendimento ao público no Foro Central – II, na Capital
Publicação:

Porto Alegre (RS) – A Defensoria Pública de Família, Sucessões e Curatelas, localizada no Foro Central-II, em Porto Alegre, acaba de ganhar maior espaço físico para atendimento. Uma cerimônia que reuniu Defensores Públicos, autoridades e convidados no dia 29 de julho marcou a inauguração da nova sala, no sétimo andar do edifício, exclusiva aos gabinetes dos Defensores Públicos, servidores e estagiários que trabalham no local. As salas do térreo, já destinadas à Defensoria Pública, serão reservadas somente para atendimento ao público.
Para o Defensor Público-Geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt, em razão do acréscimo da demanda, bem como ao direito de sigilo no atendimento aos assistidos, a conquista representa melhor qualidade na prestação de serviço e a privacidade do assistido. “A Defensoria Pública atende a maior demanda na área de família. Quase 70% dos atendimentos estão relacionados a essa área. Isso faz com que foquemos no atendimento a essa população, que já chega fragilizada e vulnerável, buscando acesso à justiça em um momento extremamente delicado. Esse espaço se refletirá em uma melhora do atendimento à população”, afirmou, agradecendo a colaboração e parceria do Judiciário.
A Diretora substituta da Defensoria Pública de Família, Sucessões e Curatelas e Dirigente do Núcleo de Defesa dos Direitos das Famílias (NUDEFAM), Patrícia Pithan Pagnussat Fan, também destacou o volume de audiências, que é superior na área de família, agradeceu a Administração Superior pela conquista e frisou a importância de tratar bem o assistido. “O nosso público-alvo, o cidadão em situação de vulnerabilidade, merece esse prestígio. Tendo a Defensoria uma estrutura física mais humanizada ao atendimento ao público, como aquela já localizada no térreo, e um espaço como este, adequado ao trabalho processual, promovemos maior qualidade técnica e melhor otimização da prática forense. Agradeço a toda a chefia institucional que, de modo profissional e atento, acolheu nossos pedidos e viabilizou nossos anseios. Também enalteço a conduta acolhedora dos membros do Poder Judiciário, em especial o Juiz-Diretor deste Foro. Renovo, com meus colegas, o compromisso de bem atender à população gaúcha promovendo o acesso à justiça através do nosso trabalho”, garantiu.
O Diretor do Foro Central da Capital, Juiz Amadeo Henrique Ramella Buteli, avaliou ser fundamental para essas pessoas com poucos recursos um local apropriado para receber atendimento. “Às vezes, aqui comparecem com seus filhos, o que dificulta o deslocamento, pela carência de recursos para pagar uma passagem de ônibus. É extremamente importante que esse atendimento seja feito num mesmo local, de boa qualidade, para solucionar os problemas aqui”, pontuou.
A Defensora Pública-Vice Presidente da Associação dos Defensores Públicos (ADPERGS), Genice Selaimen da Silva, também prestigiou a cerimônia e se disse estar feliz em poder participar do crescimento da Defensoria Pública.
As negociações para a ampliação do espaço de atendimento iniciaram em maio deste ano com membros da Subdefensoria Pública-Geral para Assuntos Administrativos e do então Defensor Público Diretor Regional das Defensorias Públicas Especializadas em Família e Sucessões do Foro Central, Daniel de Araújo Bittencourt, com representantes da direção do Foro Central de Porto Alegre. O Foro Central-II está localizado na Rua Manoelito de Ornellas, 50, no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, e atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h.
Participaram da inauguração a representante do Ministério Público, Procuradora de Justiça Marisa Lara Adami da Silva, a Procuradora Fernanda Delgado Louzada, representando o Procurador-Geral do Estado, Euzébio Ruschel, os Subdefensores Públicos-Gerais do Estado para Assuntos Institucionais, Jurídicos e Administrativos, Cassandra Sibemberg Halpern, Tiago Rodrigo dos Santos, e Antonio Flávio de Oliveira, respectivamente, o Defensor Público-Chefe de Gabinete, Rodrigo Gomes Pinho, o Defensor Público-Assessor Jurídico, Rafael Rodrigues da Silva Pinheiro Machado, a Defensora Pública-Assessora Administrativa, Adriana Munhoz de Quadros, o Defensor Público-Assessor Institucional, Saulo Brum Leal Júnior, os Defensores Públicos, Aline Lovatto Telles, Paulo André Carrard e Taísa Severico Xavier, e o Diretor-Geral da Defensoria Pública, Viro José Zimmermann.
Texto: Nicole Carvalho /Ascom DPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social