Em Porto Alegre, candidatos realizam prova para ingresso na Carreira de Defensor Público
Publicação:

Porto Alegre (RS) – Mais de três mil candidatos realizaram, na tarde deste domingo (9), a prova objetiva do VI Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso na Carreira de Defensor Público do Estado do Rio Grande do Sul. O exame foi aplicado das 14h às 19h nos Prédios 3 e 6 do Centro Universitário Ritter dos Reis (Campus FAPA) e nos Prédios C e D do Centro Universitário Ritter dos Reis (Campus Zona Sul).
A prova objetiva é a primeira etapa do concurso e possui caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos concorrem a cinco vagas para ampla concorrência, três vagas destinadas às pessoas negras, uma vaga reservada para pessoa com deficiência e uma vaga para indígenas.
“Hoje realizamos a primeira fase do VI Concurso para Defensor Público, que consistiu numa prova objetiva com 200 itens. Todos os candidatos se submeteram à verificação de temperatura e fizeram uso da máscara e álcool em gel, disponibilizado no local, de modo a assegurar o cumprimento das medidas sanitárias. O evento foi executado pelo Cebraspe encerrando-se com êxito” salientou o Presidente da Comissão do VI Concurso, defensor público Alcindo Strelow.
A previsão é de que o gabarito seja disponibilizado no dia 11 de janeiro. As próximas fases do concurso são:
- Provas discursivas (de caráter eliminatório e classificatório);
- Sindicância sobre a vida pregressa do candidato (de caráter eliminatório);
- Exames de sanidade física, psiquiátrica e aptidão psicológica para o exercício do cargo de defensor público (de caráter eliminatório);
- Entrevista (de caráter eliminatório exclusivamente na hipótese de não comparecimento);
- Prova oral (de caráter eliminatório e classificatório);
- Prova de tribuna (de caráter eliminatório e classificatório);
- Avaliação de títulos (de caráter classificatório).
Os novos defensores públicos, que serão contemplados após a aprovação em todas as fases do processo seletivo, terão remuneração inicial de R$ 22.213,43. Dentre as atribuições dos defensores públicos, estão a orientação jurídica e a defesa dos seus assistidos no âmbito judicial, extrajudicial e administrativo.
Mais informações sobre o VI Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso na Carreira de Defensor Público do Estado do Rio Grande do Sul podem ser acessadas aqui.