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DPE/RS atende mais de 500 pessoas em dois dias de mutirão no Mercado Público, em Porto Alegre

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Foto mostra diversas pessoas aguardando atendimento da Defensoria Pública em mutirão no Mercado Público
Mutirão atendeu centenas de pessoas no Mercado Público - Foto: Francielle Caetano - ASCOM DPE/RS
Por Francielle Caetano - ASCOM DPE/RS

Porto Alegre (RS) - Ainda sem poder atender presencialmente no prédio-sede em razão dos danos causados pela enchente que atingiu diversas cidades do Rio Grande do Sul, a Defensoria Pública do Estado realizou um grande mutirão na terça e nesta quarta-feira. Ao total, mais de 500 pessoas passaram pela ação montada no Espaço de Eventos do Mercado Público.

No mutirão, foi possível buscar, além da orientação jurídica, as movimentações em processos judiciais e também agendar para entrega de documentos para ingressar com ação, como foi o caso de Débora, que procurou a Defensoria para encaminhar o pedido de divórcio e já saiu com o atendimento marcado.

"Eu fui atendida e já foi resolvido. Na mesma hora me ligaram e já agendaram para amanhã encaminhar o divórcio, que foi o que vim pedir, junto com a pensão para minha filha", contou a assistida.

De acordo com a defensora pública Gizane Mendina, muitas pessoas relataram que procuraram as sedes da Defensoria, que ainda estão fechadas por conta das enchentes, então ficaram sabendo do mutirão no Mercado Público e buscaram atendimento ali. "Alguns casos urgentes, que demandaram atuação imediata da Defensoria e foram atendidos", relatou Gizane.

Durante a ação, também aconteceram atendimentos da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do RS, da CEEE Equatorial e do Detran.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul