Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dirigente do NUDDH participa de audiência pública sobre luto parental

Publicação:

Porto Alegre (RS) – O dirigente do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (NUDDH – DPE/RS), defensor público Mario Silveira Rosa Rheingantz, representou a instituição na audiência pública promovida pela
Dirigente do NUDDH participa de audiência pública sobre luto parental - Foto: Letícia Costa / Ascom - DPE/RS
Por Letícia Costa / Ascom - DPE/RS

Porto Alegre (RS) – O dirigente do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (NUDDH – DPE/RS), defensor público Mario Silveira Rosa Rheingantz, representou a instituição na audiência pública promovida pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul na última quarta-feira (3). O encontro tratou de experiências e orientações sobre o luto parental.

Proposta pelos deputados estaduais Sergio Peres e Fran Somensi, a audiência pública reuniu representantes de ONGs e de instituições de saúde especialistas no luto parental. Além disso, foi distribuída cartilha sobre a temática, elaborada pela ONG Amada Helena, com o apoio de representantes do parlamento gaúcho e da equipe de Cidadania e Direitos Humanos (CDDH).

O defensor público salientou a missão constitucional da DPE/RS, que inclui promover a educação em direitos à população, ressaltando a parceria da instituição na causa. “Além de prestar orientação jurídica, é preciso desmitificar os direitos humanos para a população, criando um programa de acolhimento, destacando a importância da empatia para entender o processo da perda. É necessário que tenhamos a possibilidade de criar essa rede, podendo debater estratégias, ouvir experiências e respeitar o lugar de fala”, afirmou.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul