Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher participa do lançamento do programa Mãe Gaúcha

Publicação:

Projeto atenderá gestantes em situação de vulnerabilidade, pobreza ou extrema pobreza
Projeto atenderá gestantes em situação de vulnerabilidade, pobreza ou extrema pobreza - Foto: Joel Vargas - GVG
Por Francielle Caetano - ASCOM DPE/RS

Porto Alegre (RS) – A defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública, Liseane Hartmann, esteve presente na solenidade de lançamento do programa Mãe Gaúcha, ação voltada para gestantes em vulnerabilidade social. O ato aconteceu na tarde de hoje (7), no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini.

O projeto, de iniciativa do Governo Estadual e com verbas do Tribunal de Justiça do RS e do Fundo de Proteção e Amparo Social do Estado do RS, distribuirá kit de enxoval para bebês a gestantes em situação de vulnerabilidade, pobreza ou extrema pobreza. O objetivo é fortalecer vínculos entre a mãe e o bebê por meio da entrega de itens essenciais para os primeiros dias de vida, promovendo acolhimento e bem-estar a eles.

Cada kit do enxoval é composto por um cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes, meias, além de uma bolsa maternidade.

A ação contemplará gestantes a partir da 28ª semana de gravidez e que estejam com o pré-natal em dia, sejam inscritas no Cadastro Único e beneficiárias do Bolsa Família (ou aguardando o deferimento da inscrição no programa). Os municípios interessados em participar do Mãe Gaúcha poderão se habilitar para o programa aderindo ao edital.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul