Defensoria Pública realiza sua quarta Jornada em Passo Fundo
Publicação:
Passo Fundo (RS) - Nos dias 6 e 7 de novembro foi realizada a IV Jornada da Defensoria Pública, na Atitus Educação, em Passo Fundo. Além de palestras e debates à noite, os alunos da faculdade participaram de atendimentos, sessões de mediação, Oficina das Famílias e audiências durante o dia.
O evento iniciou com uma apresentação do projeto Libertarte, desenvolvido no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Passo Fundo desde 2008, com o objetivo de usar a música como socioeducação. Conduzido pelo juiz Dalmir Franklin de Oliveira Jr, a banda tocou duas músicas de própria autoria.
De acordo com o defensor público-geral do Estado, Antonio Flávio de Oliveira, a jornada é uma oportunidade de a Defensoria dialogar com docentes e alunos, a fim de fazer uma entrega ainda mais efetiva e humana. “Temos que sentir a dor do outro, ter essa sensibilidade e ver o que o outro quer de nós. Muitos daqueles que procuram a Defensoria já não têm mais esperança”, disse.
Para o coordenador do curso de Direito da Atitus, Leandro Caletti, a Defensoria Pública, junto com a OAB, representa o que há de mais fiel ao Estado Democrático de Direito. “Talvez seja a carreira que mais encarna aquilo que o Direito tem de mais importante, que é o cuidado, o gostar de pessoas.”
Além de Antonio Flávio, Leandro e Dalmir, também participaram da mesa de abertura a defensora pública diretora regional de Passo Fundo, Camila Ferrareze, e o representante da OAB subseção Passo Fundo, Diego Lemos.
Abrindo o primeiro ciclo de palestras, a defensora pública corregedora Alessandra Quines Cruz falou sobre a atuação da Defensoria Pública na defesa dos direitos humanos e a cooperação internacional. Na sequência, o defensor público Aldo Neri de Vargas Junior palestrou sobre o trabalho da DPE no Vale do Taquari, durante a calamidade que atingiu a região.
No segundo dia de palestras, o papel feminino na atuação perante o Tribunal do Júri foi tema da fala da defensora pública Tatiana Kosby Boeira. Já o defensor Elizandro Todeschini ministrou palestra intitulada “Do Direito à Literatura: dissecando o livro ‘Eles que não ganhavam doces’”.
Acompanharam o evento os defensores públicos de Passo Fundo Ernani Riboldi Dal Pupo, Fabiana Alves Morsch, Elis Regina Taffarel, Anelise Calieron Sturm, Joziele Bona Campana e Micaela Falleiro Dal Maso.