Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria Pública participa de seminário sobre proteção de crianças e adolescentes ameaçados de morte

Publicação:

O encontro debateu temas relacionados a políticas públicas, direitos humanos e segurança
O encontro debateu temas relacionados a políticas públicas, direitos humanos e segurança - Foto: Pedro Costa - ASCOM DPE/RS
Por Pedro Costa - ASCOM DPE/RS

Porto Alegre (RS) – A defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (NUDECA - DPE/RS), Andreia Paz Rodrigues, participou do Seminário Estadual do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM). O evento ocorreu nesta quarta-feira (19), no Palácio da Justiça, em Porto Alegre.

Reunindo especialistas, autoridades e profissionais engajados na proteção a crianças e adolescentes, o seminário celebrou os 10 anos de parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, o Instituto Pobres Servos da Divina Providência – Centro de Educação Profissional São João Calábria e o Governo Federal para execução do PPCAAM no Rio Grande do Sul.

O encontro debateu temas relacionados a políticas públicas, direitos humanos e segurança com o painel: Desafios e Possibilidades para Proteção de Crianças e Adolescentes e o Enfrentamento à Violência Letal Intencional, apresentado pela pesquisadora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Betina Barros.

Na oportunidade, tomaram posse os novos conselheiros do programa.

Também participaram da reunião o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mateus Wesp; a deputada federal, Maria do Rosário; deputados estaduais; representantes do Poder Judiciário e Ministério Público; e demais autoridades.

PPCAAM
O Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte é uma iniciativa federal que protege a vida de crianças e adolescentes ameaçados de morte, com ênfase na proteção integral e na convivência familiar.

No Rio Grande do Sul, o programa é organizado pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, a execução é realizada pela Rede Calábria.

A Defensoria Pública atua como uma das portas de entrada para o programa.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul