Defensoria Pública marca presença na 26ª Parada Livre de Porto Alegre
Publicação:
Porto Alegre (RS) – No último domingo (10), a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) marcou presença na 26ª Parada Livre, no Parque da Redenção, em Porto Alegre.
A instituição, por meio da Defensoria Itinerante e do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NUDDH) realizou entrega de cartilhas informativas, durante o evento, sobre os direitos da população LGBTQIA+, além de esclarecer outras dúvidas.
A parada aconteceu na mesma data do Dia Internacional dos Direitos Humanos. O tema da edição deste ano foi “TRANSgredir e TRANSar direitos para TODES”, enfatizando a luta pelos direitos de pessoas transexuais no Brasil.
Sendo a segunda mais antiga do país, a Parada Livre de Porto Alegre, que atraiu mais de 30 mil pessoas, foi marcada por performances artísticas, apresentações musicais e grupos de dança, além de discursos de representantes da política local e de pessoas envolvidas com a causa LGBTQIA+.
A Parada Livre de Porto Alegre foi organizada pelos coletivos: Nuances, Igualdade, SOMOS, Outra Visão, G8 – SAJU/UFRGS, Juntos LGBT, Mães pela Diversidade, Escoteiros do RS, Homens Trans em Ação, Coletivo Amora, Instituto Teia – Direitos Humanos, Transenem, Rede LesBi Brasil, Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids – RS, Centro Acadêmico de Saúde Coletiva/UFRGS, MQ Colorido e Comissão de Direitos Humanos/CRPRS.