Defensoria Pública entrega Carta Aberta envolvendo meio ambiente e sustentabilidade ao prefeito de Porto Alegre
Publicação:
Porto Alegre (RS) – Na quarta-feira (11), o dirigente do Núcleo de Defesa Ambiental (NUDAM) da Defensoria Pública do Estado do RS (DPE/RS), João Otávio Paz, por meio do Grupo Interinstitucional de Cooperação Socioambiental (GISA), esteve no gabinete do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, para a entrega da “Carta Aberta para o Futuro de Porto Alegre”.
O documento traz uma série de iniciativas e debates ligados ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, como adaptação e resiliência às mudanças climáticas, fornecimento de água potável, energia limpa, educação ambiental, fortalecimento de cooperativas, entre outros. A ideia é que a carta seja apresentada ao público no primeiro trimestre do ano que vem.
Desde novembro de 2024, a Defensoria Pública foi escolhida como coordenadora do GISA. A associação, formalizada em 2010, reúne diversas instituições do serviço público e do meio acadêmico com o objetivo de defender e preservar o equilíbrio do meio ambiente para as presentes e futuras gerações.
A reunião contou com a presença do secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre, Germano Bremm; do secretário-adjunto de Desenvolvimento Social, Lucas Vasconcellos; da secretária-adjunta de Habitação e Regularização Fundiária, Simone Somensi; da atual coordenadoria do GISA: representante do Ministério Público de Contas (MPC), Ariana Kalinovski Teixeira e representante do Ministério Público Federal (MPF/PRR4), Ingrid de Vargas Mito, além da procuradora do Trabalho, Fernanda Arruda Dutra.