Defensoria Pública do RS atende centenas de pessoas em mutirão para vagas na educação infantil
Publicação:

Porto Alegre (RS) – A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) realizou, nesta quinta-feira (13), um mutirão de atendimentos com foco na garantia de vagas na educação infantil. A ação aconteceu ao longo do dia na Av. Sepúlveda, no Centro Histórico de Porto Alegre, e somou cerca de 250 pessoas assistidas.
O evento, organizado pelo Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NUDECA), apoia famílias que não conseguiram efetuar a matrícula em escolas públicas e encaminha essas solicitações à Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED) para que seja feita a compra de vagas privadas. O mutirão veio na sequência de outras ações da DPE/RS que ocorrem desde 2022 para garantir o acesso à educação, fornecendo alternativas diante do deficit histórico de vagas públicas que Porto Alegre sofre nessa área.
“A Defensoria Pública tem como prioridade assegurar esse direito, considerando que a escola não é só um ambiente de aprendizagem, mas também de socialização, proteção e segurança alimentar”, ressalta a defensora pública dirigente do NUDECA, Paula Simões Dutra.
A Defensoria Pública do Rio Grande do Sul seguirá prestando auxílio para garantia de vagas em creches por meio da Unidade Central de Atendimento e Ajuizamento (UCAA), localizada no prédio-sede da instituição, na Rua Sete de Setembro, 666.