Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria Pública de Santo Cristo foi inaugurada com solenidade na nova sede

Publicação:

2017112912123038651494232_28065a92f1_z.jpg
Defensoria Pública de Santo Cristo foi inaugurada com solenidade na nova sede - Foto: Nicole Carvalho / Ascom DPERS

Santo Cristo (RS) – O dia 23 de novembro marcou a inauguração oficial da nova sede da Defensoria Pública de Santo Cristo. Localizada na Rua Marechal Deodoro, 2.280, a nova sede conta com mais espaço, sala de espera, acessibilidade, climatização e privacidade para os assistidos da Defensoria Pública receberem atendimento adequado.

Na solenidade, o Defensor Público-Geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt, afirmou que é uma prioridade da gestão optar por espaços próprios, que permitam mais conforto e acessibilidade à população atendida. “Nossa missão, nossa essência é o atendimento humanizado à população”, disse. Heerdt frisou que a Instituição possui novas atribuições, como a mediação e a educação em direitos, o que necessita de estrutura para atender de forma ágil e eficiente. “Aumenta a nossa responsabilidade a cada dia. Aumentaram nossos serviços em função da crise econômica, aumentaram as atribuições. Precisamos encarar os desafios. O servidor público não é o vilão, mas a solução para muitos dos problemas que existem no dia a dia”, destacou.

O Defensor Público Diretor Regional da Defensoria Pública de Santo Cristo, Tarcizio Scherer Perlin, concordou com Heerdt e alegou que a demanda só aumenta, e que os espaços próprios permitem um atendimento qualificado. “Ter espaço próprio, voltado ao cidadão, garante mais qualidade ao nosso serviço. Temos essa marca de ter um serviço olho no olho para as pessoas que às vezes são consideradas invisíveis, não porque ninguém vê, mas invisíveis porque ninguém quer ver. Temos 2.500 atendimentos, e com o deslocamento, aproximadamente 4 mil atendimentos anuais nesta comarca. Não é à toa que a DPE foi considerada a mais importante em pesquisa nacional”, ressaltou.

A Presidente da Associação dos Defensores Públicos, Defensora Pública Juliana Coelho de Lavigne, em sua fala, analisou a visibilidade positiva que uma sede própria traz para a Instituição. “É importante marcarmos a nossa identidade, termos reconhecimento. Essa visibilidade é necessária para o trabalho do Defensor Público e para retirar a invisibilidade dos assistidos. Eles precisam chegar aqui e ser reconhecidos, terem sua dignidade reconhecida, e é pelo trabalho dos Defensores, que eles vão conseguir ser vistos, com efetividade de direitos”, concluiu.

Presenças
Prestigiaram a solenidade o Secretário de Gestão e representante da Prefeitura Municipal, Nerci José Ames, o Juiz Diretor do Foro, Gustavo Brusque, o Promotor de Justiça Leandro Capaverde Pereira, o Vereador e Vice-Presidente da Câmara Municipal, Cinésio Franciso Angst, o Ex-Prefeito Municipal, José Luis Seger, a Procuradora-Geral do Município, Denice Kerpel de Oliveira, o Diretor do presídio estadual, Eliseu Aloísio Friederich, o Vereador Luiz Velasquez, a Subdefensora Pública-Geral do Estado para Assuntos Institucionais, Cassandra Sibemberg Halpern, a Subcorregedora-Geral da Defensoria Pública do Estado, Fernanda Knijnik Milman, o primeiro Defensor Público da Regional, Jucelito André Villeti, o Defensor Público de Santa Rosa, Lucas Lessa de Peixoto Pereira, e o Diretor-Geral da DPE, Viro José Zimmermann.

 

Texto: Nicole Carvalho /ASCOM DPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul