Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensor público-assessor de gabinete participa de encontro para debater o programa Assistir RS

Publicação:

Foto dos secretários municipais, prefeitos e do defensor público-assessor de gabinete no encontro.
O evento aconteceu na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). - Foto: Divulgação
Por Rafaela Vieira – ASCOM DPE/RS

Porto Alegre (RS) – Nesta terça-feira (27), o defensor público-assessor de gabinete, Gustavo Brunet de Souza, participou de encontro para debater o programa “Assistir”, tendo como pauta geral o atendimento da saúde na Região Metropolitana.

A reunião tratou, também, dos repasses de dinheiro aos municípios da Região do programa Assistir RS, gerido pelo governo estadual.

"Falamos em orçamento e números, mas o que o médico vai dizer para um filho que precisa de uma cirurgia? Por isso esse debate tem que avançar e a Defensoria Pública está a disposição para isso", destacou o defensor.

O evento, que aconteceu na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), contou com a presença de prefeitos, secretários municipais de Saúde e diretores de Saúde, que contemplam a abrangência da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal).

Assistir RS

Lançado em 2021, o Assistir é um programa de incentivos hospitalares, que tem como objetivo fomentar e ampliar o atendimento de serviços de saúde através do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de cofinanciamento e distribuição mais justa de recursos públicos.

O programa foi alvo de críticas, visto que foi alterada a destinação de recursos estaduais para os hospitais gaúchos que atendem via SUS.

Diante dessas reclamações, o governo do Estado do Rio Grande do Sul anunciou que ampliará os recursos para o funcionamento do atendimento da saúde na Região Metropolitana.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul