Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensor publica artigo sobre a Defensoria em livro organizado por Augusto Cury

Publicação:

Porto Alegre (RS) – O defensor público de Caxias do Sul Domingos Barroso da Costa, é um dos autores que assinam o artigo do novo livro de Augusto Cury. A obra ‘Soluções Pacíficas de Conflitos - Para um Brasil Moderno’, lançada no dia 30 de maio e publicad
Defensor publica artigo sobre a Defensoria em livro organizado por Augusto Cury - Foto: Divulgação / Ascom - DPE/RS
Por Letícia Costa / Ascom - DPE/RS

Porto Alegre (RS) – O defensor público de Caxias do Sul Domingos Barroso da Costa, é um dos autores que assinam o artigo do novo livro de Augusto Cury. A obra ‘Soluções Pacíficas de Conflitos - Para um Brasil Moderno’, lançada no dia 30 de maio e publicada pela Editora Forense, reúne trabalhos de vários juristas e traz à tona o debate sobre a necessidade de se buscarem soluções pacíficas para os conflitos diante da multiplicação de disputas judiciais envolvendo relações interinstitucionais e interpessoais, que têm sobrecarregado o Sistema de Justiça, apresentando-lhes a conciliação, a mediação e arbitragem como meios alternativos eficazes para a resolução de litígios, sempre baseados em mecanismos e métodos que privilegiam o diálogo e o consenso.

No livro organizado por Cury, a Psiquiatria e a Psicologia dialogam com as ciências jurídicas, à luz da Teoria da Inteligência Multifocal (TIM), evidenciando que, para que se encontre a melhor solução para qualquer litígio, é de fundamental importância conhecer minimamente o funcionamento da mente dos atores — que são os agentes causadores responsáveis pelos conflitos, —, e dos personagens — que são vítimas —, bem como dos profissionais que atuam no Sistema de Justiça.

Nesse contexto, o defensor apresenta o artigo “A Defensoria Pública e o resgate de cidadania a partir de solução consensual de conflitos”, em que destaca a relevância da Defensoria na transformação da cultura de litígio e na construção de um paradigma fundado na solução consensual desses enfrentamentos, de modo a resgatar o potencial dos conflitos enquanto elementos de base de qualquer democracia.

Para o defensor público, participar da obra organizada por Augusto Cury é de grande importância na promoção e propagação de um ideal conciliatório para a solução de litígios. “Com a consequente transformação do paradigma judicializante, destaca-se nesse processo, a relevância da Defensoria Pública enquanto instituição fundamental para a difusão de cidadania e consolidação da democracia no Brasil”, afirma.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul