Curso do Projeto SuperElas para mulheres atingidas pela enchente tem início em Porto Alegre
Publicação:
O Projeto SuperElas iniciou, nesta quarta-feira (26), o curso de Qualificação Profissional para Cuidador de Idosos, no SEG Cursos Técnicos – Unidade Porto Alegre. O evento de abertura contou a com a presença da defensora Paula Simões Dutra de Oliveira, dirigente do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NUDECA).
Segundo ela, o projeto busca ofertar novas possibilidades profissionais e ferramentas para que as participantes possam explorar novos horizontes.
Com aulas duas vezes por semana, no turno da manhã, a capacitação é voltada especialmente para mulheres de áreas impactadas pelas enchentes na capital gaúcha, oferecendo uma oportunidade de qualificação profissional gratuita.
A iniciativa é uma parceria entre a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPE/RS), o SEG Cursos Técnicos e o Instituto Vakinha, com o objetivo de ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade a reconstruírem suas vidas após os impactos da tragédia climática.
Sobre o projeto:
O Projeto SuperElas é uma ação voltada para a qualificação e empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade, buscando proporcionar não apenas conhecimento técnico, mas também autonomia financeira e fortalecimento da autoestima, contribuindo para a reconstrução da vida dessas mulheres.
Criado com a missão de apoiar a recuperação de mulheres em contextos de crise, o projeto oferece oportunidades reais de transformação. A DPE/RS lidera o acolhimento e encaminhamento das participantes para os programas de qualificação. O SEG Cursos Técnicos, reconhecido pela excelência no ensino profissionalizante, oferece a estrutura e o corpo docente para as formações. E o Instituto Vakinha, por meio da arrecadação de recursos, garante bolsas de estudo, assegurando que o conhecimento chegue a quem mais necessita.