Comunidade dos bairros Guajuviras e Mathias Velho terão atendimento local
Publicação:
Canoas (RS) - “Achei ótima essa iniciativa da Defensoria Pública. Agora não vou precisar mais gastar com passagem de ônibus para ter atendimento, já que agora tenho a alternativa de ser atendida no meu bairro. Nem sempre podemos gastar com transporte.” Essa é a declaração da dona de casa Aeroni da Silva Freitas, 65 anos, moradora do bairro Guajuviras, em Canoas. Ela e a filha Janice Freitas, 43 anos, foram até o Núcleo de Justiça Comunitário do Território da Paz Guajuviras, nesta segunda-feira, dia 6, receber atendimento da Defensoria Pública do Estado que agora, além do Foro de Canoas, passa a prestar atendimento no local e também no Núcleo de Justiça Comunitário do Território da Paz Grande Mathias, no bairro Mathias Velho. O defensor público que atenderá a comunidade nos bairros, Marcelo Candiago, conta que a ideia é aproximar a comunidade e atender aqueles que não têm condição de se deslocar até o Foro de Canoas, no Centro, onde há a Defensoria. “Os defensores saem dos seus gabinetes para chegar até aos seus assistidos. Muitos não tem a viabilidade de ir até nós. Então, estamos indo até eles”, explica Candiago.
O defensor afirma que o atendimento será sempre nas segundas-feiras, alternadamente em cada bairro, das 15 às 20 horas. “Será uma segunda-feira no Guajuviras e na seguinte no Mathias Velho. Inicialmente abriremos para 13 ajuizamentos diários, mas o atendimento poderá passar disso, caso apareça pessoas que precisem de orientações”, conta Candiago. “A Defensoria Pública tem a mesma vontade do projeto Território de Paz, que é a pacificação. Antes de ajuizar, sempre tentamos, primeiramente, o acordo, pois nem sempre essa é a melhor solução. Mas, caso necessite dessa ação, estaremos sempre à disposição dos nossos assistidos.”
O defensor público e coordenador da Regional II, Rafael Raphaelli, afirma que a iniciativa é um avanço da Instituição. “Como uma forma de facilitar o atendimento dos assistidos e garantir a assistência integral prevista no regramento constitucional. A Defensoria Pública cria um braço no bairro para bem atender a população.”
O novo atendimento nos bairros é uma parceria da DPERS com o Ministério da Justiça e a Prefeitura de Canoas. A gestora dos Núcleos de Justiça Comunitária na Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, Cris Pires, diz que a segunda-feira foi histórica para os moradores do Guajuviras e Mathias Velho. “Isso é garantir o acesso à Justiça para todos e uma qualificação do nosso Núcleo.” Quem tiver interesse no atendimento, deve procurar os Núcleos. No bairro Guajuviras o atendimento é das 15 às 21 horas na Rua 17 de Abril, 1010. O telefone para contato é o (51) 3478-4666. Já no bairro Mathias Velho, o Núcleo funciona das 14 às 20 horas, na Rua Santa Catarina, 3420. O telefone é o (51) 3464-4151. “Lá a comunidade será recebida pelos nossos agentes comunitários e, caso necessário, serão encaminhados para o atendimento da Defensoria no próprio Núcleo.”
Saiba-mais
O Território da Paz é um projeto desenvolvido pelo Ministério da Justiça, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.