Avançam as obras da primeira sede da DPE/RS construída com recursos próprios
Publicação:

Uruguaiana (RS) – As obras da nova sede da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), em Uruguaiana, na fronteira oeste, estão avançando e devem estar concluídas até o começo de 2022. Localizada em uma área de 468,68 m², no bairro São João, a sede será a primeira da história da DPE/RS construída com recursos próprios, através do Fundo de Aparelhamento da Defensoria Pública RS (FADEP).
Na semana passada, o Defensor Público-Geral, Antonio Flávio de Oliveira, o Subdefensor Público-Geral para Assuntos Jurídicos, Alexandre Brandão Rodrigues, a Subdefensora Pública-Geral para Assuntos Administrativos, Melissa Torres Silveira, acompanhados do defensor público-assessor jurídico, Fabrício Azevedo de Souza e do defensor público dirigente do Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas, Rafael Pedro Magagnin, visitaram a obra. Eles foram recebidos pelos defensores públicos que atuam na comarca: Daniela Haselein Arend; Ricardo Sano; Ricardo de Azambuja Gick; pelo servidor Ronei da Silva Almeida e pela defensora pública aposentada Suzana Iara Dora Velo, que atuou como diretora regional e teve papel muito importante em todas as tratativas.

“Sou daqui, sou barrista. Luto pela minha terra em tudo que posso e ver essa obra começando é gratificante. É um momento importante para a cidade, para os meus colegas, para os assistidos. Trata-se de uma sede inovadora, que será muito útil para todos nós e extremamente acolhedora, com atendimento planejado”, comentou Suzana.
O prédio ficará em um complexo que concentra outros órgãos, como Ministério Público Estadual, Justiça Estadual e Justiça do Trabalho. A doação do terreno foi feita pela Prefeitura da cidade.
“Estamos colocando em prática e vendo a materialização de um sonho, após muitos anos. Temos que agradecer aos colegas de Uruguaiana, que muito se dedicaram e trabalharam para que isso pudesse acontecer. Esperamos em breve inaugurar e disponibilizar essa sede, que será muito dinâmica, agradável, além de ser a primeira defensoria sustentável, com placas de energia solar fotovoltaica”, comentou Antonio Flávio de Oliveira.
Para a Subdefensora Pública-Geral para Assuntos Administrativos, Melissa Torres Silveira, a nova sede será um marco para a instituição.
“Essa sede de Uruguaiana é o início de uma nova era na Defensoria Pública. A primeira sede construída por nós, para nós, para todos os nossos assistidos. Temos muita expectativa nisso. É um momento de comemoração não só para os colegas, para a Administração, mas também para a instituição como um todo. Estamos avançando para um outro patamar”, salientou.