Após suspensão por causa da pandemia, Defensoria Pública do RS retoma serviço de acolhimento integral pelo CRDH
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Porto Alegre (RS) - Com os atendimentos presenciais suspensos desde 18 de março por causa da pandemia da Covid-19, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul retomou, na tarde desta quinta-feira (23), os acolhimentos integrais junto ao Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) através de videoconferência.
A medida visa a atender pessoas que enfrentaram situações de violação de direitos humanos. A partir de agora, os encontros ocorrerão virtualmente, por tempo indeterminado, com a presença de profissionais de Psicologia, do Serviço Social e da área jurídica. A ideia é ouvir o relato da vítima, acolhê-la e, posteriormente, dar o devido prosseguimento jurídico ao caso e outros encaminhamentos que se fizerem necessários, já que, muitas vezes, são situações que requerem diálogo e atuação junto à rede.
“A retomada do acolhimento integral é extremamente importante. Nada substitui o contato direto com os assistidos e assistidas, mas neste momento tão complicado, temos que usar a tecnologia a nosso favor para, da melhor forma possível, atender e escutar essas pessoas”, disse a psicóloga do Centro de Referência em Direitos Humanos, Letícia Souza Mello.
Conforme a Coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos, Defensora Pública Aline Palermo Guimarães, “infelizmente, a violência estatal e as violações de direitos humanos continuam acontecendo nesse período de distanciamento social e diversas denúncias chegam ao CRDH, especialmente pelo Disque-Acolhimento (0800-644-5556). Não obstante, muitas vezes apenas o contato telefônico não se mostra suficiente para amparar adequadamente a vítima, o que motivou o restabelecimento dos acolhimentos integrais, ainda que de forma virtual.”