Álbum de Figurinhas sobre exercícios de cidadania é distribuído para alunos da escola Migrantes, na Vila Dique
Publicação:

Porto Alegre (RS) – Mais de 80 crianças, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Migrantes, na Vila Dique, receberam, na última sexta-feira (17), o Álbum de Figurinhas lançado pela Defensoria Pública em julho de 2018, que visa à educação em direitos de pais e filhos e também ao estímulo do exercício da cidadania desde a infância. A ação contou com a participação da Coordenadora da Defensoria Itinerante e Dirigente do Núcleo de Defesa Agrária e Moradia (NUDEAM), Defensora Pública Isabel Rodrigues Wexel, que realizou a distribuição do conteúdo. Assista ao vídeo da entrega aqui.
Apresentando o material educativo para os estudantes, que, além do álbum, inclui uma cartilha com informações sobre os direitos da infância e juventude destinado aos responsáveis pela criança, Isabel falou a respeito da proposta. “Aqui nós temos algumas frases que são importantes para nos relacionarmos bem com as pessoas, com nossos pais, professores e colegas. […] Toda vez que vocês fizerem alguma ação que esteja aqui nas figurinhas, vocês irão colar ela no respectivo espaço no álbum”, explicou. Em seguida, a Defensora Pública convidou os alunos a colarem uma figurinha junto com ela. “É uma forma de mostrar para as crianças que a Defensoria Pública está presente e que se preocupa com elas”, destacou.
Conforme a direção da escola, o projeto é relevante para que os alunos e as famílias possam conhecer seus direitos e lutar por condições de vida melhores. “A nossa comunidade é extremamente carente em todas as ordens, com dificuldade de saneamento básico e relacionais, então para essa comunidade, especialmente, esse projeto é importante”, salientou o vice-diretor Eduardo Triches.
Assistidos da Defensoria Pública no âmbito da Defesa Agrária e Moradia, os alunos da Escola Migrantes e demais membros da comunidade já estão familiarizados com a atuação da DPE/RS no local. Para os moradores da Vila Dique, ocupação cercada pelas obras da ampliação do aeroporto Salgado Filho na Zona Norte da capital, o colégio representa a possibilidade de um futuro mais justo para as crianças. Em maio de 2018, a Defensoria Pública já havia realizado uma palestra sobre atos violentos e bullying na mesma escola.
Para ver mais fotos da visita, clique aqui.
Texto: Victória Netto/AscomDPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
http://www.defensoria.rs.def.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars